Encontros e Desencontros(Lost in Translation, 2003)
Um famoso ator faz comerciais para uma marca de Uísque e, certa vez, vai ao Japão para expandir a marca. Lá conhece uma solitária jovem que, ao acompanhar seu marido que fora trabalhar no país, passava a maior parte do tempo sozinha. O filme é sobre isso, solidão, contrastes culturais, vazio, indiferença. É um filme bem feito, da diretora revelação 2003 Sofia Coppola, com história interessante, porém monótona. O filme ganha pela simplicidade com que trata o tema, às vezes cativante, às vezes cru demais. Além disso, mostra a verdade nua do dia-a-dia de um ser humano normal, seja famoso ou não, mostra o tédio e a incompreensão, faz você se sentir na pele dos personagens, que, no fundo, são como você. Às vezes o mundo gira mais rápido do que nós, e nos deixa sem fala e sem ação, olhando o mundo girar, girar, e nós a olhar. Dá um frio na barriga ver isso. Recomendo assistir e depois dormir, assim no outro dia você já esqueceu o que viu.

4 comentários:
Outro que quero muito ver, mas se for agora eu devo me identificar tanto que vou morrer de depressão.
P.S.: só eu comento nessa budega?!
Eu só queria dexar registrada a minha opinião de que o filme reflete MUITO bem a vida no Japão... O resto da minha família concorda... É uma alienação muito estranha, uma sensação terrível de não entender NADA do que você lê... Sendo esse o objetivo, acho um filme bem feito.
Esse filme é bacana, Leo, a história entre os dois pode acabar te fazendo lembrar do filme depois de acordar.
Agora, um comentário nada a ver com esse post: já assistiu "Where Eagles Dare" (Desafio/Duelo(?) de Águias em português)? Tem uma meia dúzia dos bons e velhos elementos de sacação que já vimos por aí, mas é um dos melhores filmes de WWII que já vi. Mto bom
Vou procurar o filme.
Postar um comentário