sexta-feira, dezembro 29, 2006

Os Outros - 5.5


Os Outros
(The Others, 2001)

Não sei o que as pessoas viram neste filme. Quer dizer, sei: um final surpreendente, nada mais. Nicole Kidman vive numa escura mansão na Ilha de Jersey com seus dois filhos , logo após a 2ª Grande Guerra. Eles começam a perceber que outros seres habitam a casa. Uma hora e quarenta minutos carentes de história, que se arrasta, forçando-nos a pedir a Deus que termine com aquele filme. Quando chega no final, bum, dez minutos que valeram o filme. A idéia, do final, é muito boa mesmo, mas não se pode fazer um filme só com o final; alguém tem de avisar esses diretores que isso é lixo cinematográfico (aquele doido do Shyamalan bem sabe disso). Eu vejo o cinema como uma arte: não se joga no lixo um quadro após vê-lo. Esses filmes são descartáveis: vê-se uma vez e adeus, não me serve mais. Cinema deve ser degustado, não é fast food. De qualquer forma, Nicole Kidman está excelente e o filme recebeu vários Goya em 2002.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ixe, acordou de mau humor... É legal, sim, o filme. Dá medinho, dá sustinho, é sinistro, obscuro. Nem vem com esse papo de arte, fast food, degustação... isso me deu uma fome...

Anônimo disse...

O que eu vi foi a Nicole Kidman. E Jersey Island, muito boa a idéia de uma história lá durante a Segunda Guerra (não sei por quê, mas as ilhas do Canal da Mancha me chamam a atenção). A propósito, é próxima à Guernsey Island, onde Victor Hugo se exilou durante alguns anos (aprendi isso no suplemento infantil Super! do Correio) e a Alderney (lembra dessa?).

E concordo, o filme é morto mesmo, sem trocadilho. Filme tem de ser feito para se assistir mais de uma vez; senão, de que adianta comprar (ou baixar) o DVD?